27 abril 2011

Dicas simples para uma navegação segura


Você não precisa se tornar um expert da computação nem gastar horrores com programa avançados de proteção para seu computador. Na grande maioria dos casos um bom programa de firewall gratuito, um bom programa de antivírus gratuito e principalmente fazendo o uso ilimitado do bom senso, você consiguirá sobreviver um bom tempo no mundo online sem "detonar" seu computador.


O inimigo número #1: você mesmo, aceite isso!

Da experiência que tenho, através dos relatórios diários que recebo sobre os sites mais acessados, vem ele, em primeiro lugar, o campeão da disseminação dos mais variados tipos de pragas: o e-mail.


Não tem coisa mais insuportável que abrir sua caixa de itens recebidos e dar de cara com inúmeros e-mails inúteis de propaganda? Mas que droga, como eles descobriram meu e-mail? A resposta é simples: você mesmo os deu de mão beijada! Você pode até não se lembrar mas em algum momento você preencheu algum cadastro em uma loja (física ou virtual), se cadastrou em algum forum, enviou um e-mail a algum corretor de imóveis (ou qualquer outro vendedor). Dessa forma você acabou desencadeando uma reação em cadeia, na velocidade da internet, e de repente seu endereço de e-mail foi parar nas mãos de alguma loja russa para medicamentos de ejaculação precoce. Sim! Pode acontecer. Não necessariamente seu endereço foi dado a qualquer um, mas qualquer um pode ter se aproveitado da fraca segurança, ou mesmo de uma exposição explícita, da lista dos clientes, membros, usuários de algum lugar. Na internet, quem procura acha. Pessoas má intencionadas utilizam bot's que vasculham 24/7 por vários endereços de e-mail de sites em sites.


A arte de enganar


Assim surge o Spam. Se o problema fosse somente a quantidade de lixo propaganda já estava bom, mas bandidos virtuais se aproveitam dessa prática para disseminação dos mais variados tipos de pragas. Das pragas de e-mail, o Phishing, por não demandar a utilização de muitos recursos tecnológicos, tem se tornado o mais famoso e é extremamente eficaz dentre os usuários desavisados pois exploram o desconhecimento dos usuários menos experientes. Por outro lado, utilizando o bom senso esses tipos de ataque dispensam antivírus. Suspeite de todo e qualquer e-mail (até de pessoas conhecidas*), em especial os mais misteriosos: você não ganhou aquela promoção (que aliás, você nem participou), seu banco não te envia e-mails, seu nome não caiu no SPC, ninguém te mandou algumas fotos provocantes por engano, e não clique aqui.
*Não que elas façam por mal, mas podem ter tido seu computador infectado e disparado e-mails a todos seus contatos.

Se você conseguiu resistir a clicar nos últimos 2 links, parabéns! Mas se não, você é um forte candidato a se dar mal com o phishing. Uma boa tática a se adotar é, antes de clicar no link, apenas passe o mouse por cima e veja o endereço completo da URL do link na barra de status de seu navegador.



Faça um teste você mesmo e veja como é possível enganar. Apenas passe o mouse nos links abaixo e veja em seu navegador para onde eles realmente apontam:
Ah! Se você clicou no link não clique aqui, e seu antivírus o detectou, não se desespere! Na verdade dê pulos de alegria pois trata-se de um arquivo de teste EICAR do European Institute of Computer Anti-Virus Research (Instituto Europeu para Pesquisa de Antivírus de Computador), não causa nenhum dano a seu PC e serve apenas para testar se seu antivírus está funcionando como deveria.


Escolha a senha certa



Você pode não saber, mas existem programas maliciosos criados somente para gerarem várias senhas como base no seu login (nome de usuário) e também, talvez, com alguns dados seus. Portanto, ao criar uma senha, jamais utilize palavras e números conhecidos, que tenham algo em comum com você. Exemplos ruins são: nome do seu animal de estimação, data de aniversario com sobrenome, sobrenome, seqüencias (de qualquer tipo MESMO) e por aí vai. Crie senhas que não façam sentido algum para você, crie o sentido na hora. NUNCA utilize a mesma senha, nem o mesmo padrão de senha, para todos os sites ou programas que usa.

Senhas curtas também não são legais, crie uma senha, se possível, em torno 8 dígitos. Procure utilizar, além de combinações de letras (maiúsculas/minúsculas) e números, símbolos e letras acentuadas. Exemplos: m1Ñh0k#! (minhoca!), i3umYe$- (Ieu Mies), ê1NSt&in (Einstein)

ANOTE SUA SENHA EM ALGUM LUGAR SEGURO! Esse é o conselho que eu jamais daria! Não anote sua senha em lugar algum, faça força para memoriza-la. A maioria dos programas ou sites tem uma espécie de mecanismo de segurança caso você a esqueça. Não salve suas senhas no computador, ainda que muitos programas ofereçam esse recurso com segurança, te força a esquecer de uma vez por todas as senhas que você tem, e então, no dia que em formatar o computador, BUM, vai te dar um trabalhão. O pior será se você vender esse computador a alguém, ele terá posse de todas as suas senhas.

Nenhum comentário: