26 abril 2011

Cabos HDMI: Comprar o mais caro ou o mais barato? Faz diferença?

O HDMI
HDMI Gold Plated
O HDMI é acrônimo para High-Definition Multimidia Interface (Interface Multimídia de Alta Definição), que é a tecnologia empregada para transmissão de áudio e vídeo em alta definição através de um único cabo. Seu uso mais comum é na ligação entre aparelho de alta definição como reprodutores de vídeo Blu-ray e videogames de última geração, como o Xbox 360.

Os cabos HDMI são normalmente encontrados em dois modelos: Gold Plated que possuem terminações banhadas a ouro e Silver Plated com terminações banhadas a prata ou qualquer outro material condutivo. Importante destacar que: para ambos modelos todo o interior do cabo, onde trafega o sinal, é feito de cobre, não há ouro pois tornaria seu preço impraticável.

Indo mais a fundo no padrão HDMI existem versões mas estas antes devem ser primeiramente suportadas tanto pelo emissor como receptor. A primeira versão do HDMI foi a v1.0, em seu lançamento em 2002, suportava uma transmissão de dados de 3,96 Gbps (Gigabits por segundo), as versões mais atuais do HDMI, v1.3(a,b,c) e v1.4 suportam transmissão de dados de 10,2 Gbps e imagens 3D. Você pode conferir maiores detalhes sobre versões aqui (site em inglês).

Moda do ouro

No tempo dos cabos com conectores RCA (também conhecidos como cabos RCA), que funcionavam de forma analógica, qualquer interferência era imediatamente percebida seja por um ruído no áudio ou chuvisco na imagem. Assim muitas empresas investiam pesado na confecção de cabos RCA com uma blindagem mais grossa e terminações banhadas a ouro afim de tentar isolar da melhor forma possível qualquer alteração no sinal que "corria" dentro do cabo. Conseqüentemente, por utilizar materiais caros como terminais em ouro e um revestimento mais grosso para o fio de cobre, eram cabos mais caros e conseguiam por vezes reproduzir com maior fidelidade o vídeo ou áudio da fonte emissora.

Sinal digital

O sinal digital, assim como um computador, funciona de forma binária. Trafegam no cabo HDMI, à alta velocidade, seqüencias de dois tipos de dados: 0`s ou 1`s. Ou seja, no cabo só passam dois tipos de pulsos elétricos, o de baixa tensão (representado pelo zero) e o de alta tensão (representado pelo 1).


O receptor digital (no caso a TV) ao receber a seqüencia de zero e um, interpreta-a e então forma as imagens e sons de alta definição. A questão é: O que ocorre se nesse processo o 0 for entendido como  o 1 no caso de uma interferência? Simplesmente o som ou imagem não são reproduzidos pois o receptor aguarda uma seqüencia lógica de 0`s e 1`s e qualquer mudança no padrão esperado gera um erro. Nesse caso nenhum som ou imagem é reproduzido no receptor.

Problemas com interferências podem começar a aparecer em cabos HDMI com tamanhos superiores a 20 metros. Em todo caso, os cabos utilizados em casa não chegam a ultrapassar 1,5 metros, essa não deve ser a preocupação para uso caseiro.

Outro fato que vale destacar é que utilizar um cabo mais incrementado, no caso um Gold Plated e com revestimento grosso para evitar interferência, não fará a imagem ou som ter melhor qualidade do que um cabo Silver Plated pois pelos dois cabos trafegarão o mesmo sinal digital, ou seja, a mesma seqüencia de 0`s e 1`s. Um cabo melhor não fará essa seqüencia ser mais "bonita" e muito menos alterá-la a ponto de gerar uma seqüencia de pulsos elétricos de melhor qualidade.

Conclusão

Para qualquer que seja o meio (ar, metal, luz...) o sinal digital irá reproduzir o conteúdo do emissor fielmente e exatamente na mesma qualidade emitida. Nesse caso, ainda que você seja um cara muito rico e mande confeccionar um cabo HDMI inteiramente em ouro puro por 30.000 reais terá o mesmo resultado na qualidade de imagem e áudio de alguém que comprou um cabo HDMI Silver Plated de 30 reais.

Jogada das empresas

As empresas acabaram aproveitando a moda do RCA de ouro e empregando-as nos cabos digitais HDMI. Surgem então, sem o menor sentido, cabos HDMI de 200 a 300 reais de até 3 metros, super blindados, com terminações de ouro e marcas famosas. O consumidor desavisado acaba comprando e ainda diz ser capaz de jurar que produz som e imagem de qualidade superior ao HDMI de 30 reais. Talvez seja o efeito psicológico da frustração em descobrir ter pago uma quantia muito superior por um cabo que realize a mesma tarefa de um cabo HDMI barato, ou apenas a pura vontade de ostentar seus maravilhosos cabos de marca, e Gold Plated!


Mais fontes
Teste de cabos HDMI pela Canadian Broadcasting Corp., uma estatal canadense:

Artigo honesto de uma fabricante americana de cabos, Blue Jeans Cable:

Entrevista com Steve Venuti, presidente da HDMI Licensing, LLC, grupo encarregado por regular o padrão HDMI no mundo:

 “Nossa maior preocupação é com a conformidade. Se um cabo que está em conformidade é vendido por 10 dólares, enquanto outro similar é vendido por 100 dólares, nós não nos metemos nisso. Certamente os consumidores podem ser surpreendidos com o preço de cabos no varejo, mas isso é um fator de mercado no qual não nos envolvemos.” Steve Venuti

Nenhum comentário: