05 maio 2011

Qual a velocidade da sua Internet?

Com certeza você já ouvi falar nas várias "velocidades de Internet", cansou de ver diversos provedores de banda larga oferecendo acesso à internet nas velocidades de 1 Mega, 2 Megas, 10 Megas e por aí em diante... Mas o que realmente significa isso em termos de velocidade e como comprovar?

Qual a medida do "Mega"?

É sabido que, na informática, o bit é a menor unidade de medida e nele só é possível colocar um dado, ou 0 ou 1.  Se é só 0 ou 1 como eu envio a letra "A" maiúscula em 1 bit? Simples, você não transfere uma letra em um único bit, você utiliza uma sequência de bits que a representem. O mínimo necessário para se ter a menor informação possível é 1 byte (que equivale a 8 bits), ou seja, com 1 byte é possível transferir uma sequência de 8 números binários que representem uma única letra, um único número ou um único caracter especial (conforme a tabela ASCII). Então, para enviar a letra "A" maíscula, você irá precisar enviar os 8 bits nessa sequência: 01000001 (confira a tabela ASCII para outros exemplos).

IMPORTANTE: Antes de começar é bom esclarecer a unidade de medida que estamos trabalhando. Quando os anunciantes dizem Mega, se referem a taxa de download em Megabits por segundo (Mbps), que é muito diferente de dizer Megabytes por segundo (MBps). Então vemos que Mbps é diferente de MBps pois o "b" minúsculo é referente a unidade de bits e o "B" maiúsculo é referente a unidade de bytes.

Segue então uma simples tabelinha:

1 bit é a menor unidade (Contém ou 0 ou 1)
1 byte equivale a 8 bits (Contém 1 caracter)
1 Kb equivale a 1024 bits (Contém 128 caracteres)
1 KB equivale a 8192 bits (Contém 1024 caracteres)
1 Mb equivale a 1.048.576 de bits (Contém 131.072 caracteres)
1 MB equivale a 8.388.608 de bits (Contém +1 mi de caracteres)

As operadodas de banda larga constumam se referir a velocidades de transmissão/recepção de dados utilizando a escala em bits. Não que elas estejam erradas, ou exista alguma regra impedindo de informar que você possui uma internet com velocidade para download de 0,25 MBps (equivalente a 2 Megas*), mas elas acabaram adotando isso como padrão. Já pensou se cada empresa tivesse sua forma de anunciar a mesma velocidade em medidas diferentes? Ficaríamos perdidos!
*Megas: Conforme já explicado anteriormente, faz referência a unidade de Megabits por segundo (Mbps)

Velocidades inferiores a 1 Mega, ex.: 600k, são dadas em Kilobits por segundo (kbps).

Velocidade do "Mega" em relação ao seu download

Você já reparou, ao baixar um arquivo qualquer da internet, a taxa de transferência de seu download? Essa velocidade ora pode ser expressa em KB/s (Kilobytes por segundo) ora pode ser expressa em Kbps (Kilobits por segundo). Então fique atento ao "B" ou "b". Por meio dessa velocidade você pode até deduzir qual o plano de internet que você está utilizando na sua casa.

Figura 01: Taxa de transferência realçada em amarelo, expressa em Kilobytes por segundo.
Eu disse DEDUZIR, não afirmar! Essa velocidade depende de vários fatores, ex.: da velocidade do servidor que está disponibilizando o arquivo, da distância desse servidor, do caminho* que você percorreu virtualmente até chegar nesse servidor, se há algum "limitador de velocidade"** na sua rede e uma infinidade de outros fatores. Mas em linhas gerais, para um plano de 3 Megas espera-se downloads em até 384 KB/s. Para que você consiga atingir essa velocidade máxima em uma única conexão, todos os fatores deverão conspirar à seu favor. Mas eu tenho 3 Megas e consigo velocidades superiores a 384 KB/s, é um milagre? Não, algumas operadoras, para compensar um sinal de banda larga ruim devido a sua localidade, acabam fornecendo uma velocidade um pouco superior àquela que foi contratada por você.
*Esse caminho não é definido por você, mas por vários hardware's dedicados que encaminham sua requisição de servidor para servidor até seu destino (tanto ida quanto volta).
**Conhecido como Traffic Shaping

Caso não queira calcular para converter as unidades, você pode consultar o "pai dos burros", o Dicionário? Claro que não! Hoje o "pai dos burros" é o Google. Basta digitar na caixa de pesquisa "3 Mb in KB" e terá a mágica resposta "3 megabits = 384 kilobytes". Segundo a figura 01, a taxa de transferência é de 301KB/s, logo podemos calcular o inverso que é 2,35 Mbps (301 KB = 2.3515625 Mb). Dessa maneira, por aproximação, podemos deduzir que trata-se de uma internet de pelo menos 3 Megas pois, no mercado brasileiro, o próximo plano depois de 2 Megas é 3 Megas, não há um intermediário de 2,35 Megas.

Testadores online de velocidade

Um outro meio simples de testar a velocidade de sua conexão, são os sites que realizam testes de velocidade na sua conexão. Dentre eles destaco com louvor o http://www.speedtest.net, que busca pelo servidor mais próximo de você para realizar uma medição mais fiel. Antes de realizar o teste, tenha a certeza de ter fechado todo e qualquer programa que faz uso da internet, e se você possui outros computadores conectados em sua rede, desconecte-os para ter uma medição mais precisa.

Medidor online do SpeedTest.net

Nenhum comentário: